Â鶹ԼÅÄ

« Anterior | Principal | Próximo »

Crescimento ou escuridão?

Categorias dos posts:

Rogério Simões | 2009-11-12, 13:25

apagao.jpgO apagão de terça-feira à noite deixou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva preocupado. Não é para menos. O Brasil vive o melhor momento econômico da sua história, com a perspectiva de crescer constantemente pelo menos 5% ao ano por um bom tempo, e está prestes a receber a comunidade internacional para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Segundo , Lula mostrou-se decepcionado com o grau de confiabilidade do sistema de distribuição de energia elétrica no país. O presidente, 33ª pessoa mais poderosa do mundo, segundo a revista Forbes, que já se ofereceu para acabar com a fome no planeta e buscar a paz entre israelenses e palestinos, não conseguiu proteger o povo brasileiro da falta generalizada e repentina de energia elétrica. Isso apesar de suas muitas afirmações de que .

É bem provável que os temores em relação à realização da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016 sejam exagerados. Há muito tempo pela frente, e o Brasil tem condições de reduzir as chances de incidentes como esse ocorrerem novamente. Mas a verdade é que, sem energia elétrica, o país não anda, nem as pessoas vivem. Cidades como São Paulo e Rio de Janeiro simplesmente não podem parar no meio da noite, e as autoridades sabem muito bem disso.

O desafio do governo, durante e ao final das investigações sobre o apagão 2009, será convencer o eleitorado de que tem a situação sob controle e de que a série de blecautes vista na primeira década deste milênio não se repetirá na próxima. A pré-candidata de Lula à Presidência, Dilma Rousseff, era responsável pelo setor de energia e está à frente do projeto de avanço contínuo da economia, simbolizado pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). E, para crescer de forma sustentada, o Brasil, que já precisa investir muito em infraestrutura, educação e segurança, não pode se perder no meio do caminho, no meio da escuridão.

°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário

  • 1. à²õ 06:30 PM em 13 nov 2009, Carlos Almeida Przybylski escreveu:

    Ora.....desde JAN/2003 não tinha um apagão...ou seja, ficamos quase sete anos sem nenhum problema...agora tivemos um... e não foi por sobrecarga pois aconteceu as 22:13 de terça feira passada...fora do horário de pique...há sobras agora e novas usinas darão a energia para nosso crescimento futuro...resta saber qual o motivo do apagão (Falha humana ou falha de software ou falha de equipamento ou sabotagem)...Agora, este comentario meio esquisito do Rogério Simões está fora de nossa realidade. O sistema elétrico brasileiro é fruto de desenvolvimento de muitos anos e tinha estado estavel durante sete anos...se foi um erro, vamos aprender com ele.

  • 2. à²õ 12:02 PM em 14 nov 2009, Luiz Monteiro de Barros escreveu:

    Bem qual o falso dilema que vc coloca? Então se a oposição voltasse não haveria queda de transmissão de energia? Não se pode confundir os Blackout (traduzido como apagão) com falta de geração energetica ou falta de linhas de transmissão como se referiu Lula. Não forçe a barra como fazem os PIG(s). tentando colar em Dilma uma "culpa". A coisa está assim; Se não tem um fato real, vcs da midia inventam como solicitado por um senador do DEM no caso da CPI da Petrobras. Quando tem esse fato, tentam atribuir ao "culpa" ao governo fazendo o papel de coadjuvantes da oposição. Vcs não foram eleitos para fazerem esse papel. Sejam imparciais trazendo ao povo informações corretas. A obrigação da midia é ensinar o povo a pensar

  • 3. à²õ 09:55 PM em 14 nov 2009, Werner Piana escreveu:

    prezado:
    "Isso apesar de suas muitas afirmações de que um novo apagão não ocorreria no Brasil "em hipótese alguma"" - o que tem sido dito e repetido por pessoas entendedoras do assunto é que RACIONAMENTO não mais ocorreriam, pois os investimentos feitos por Lula e Dilma na geração e linhas de transmissão não permitirão que isto aconteça. Disseram que teria havido inacreditável coincidencia de descargas para desarmar a tal SE em São Paulo, que gerou o blecaute neste estado, no RJ e ES. Sua preocupação com o crescimento do país, não casa com a não possibilidade de racionamento.
    Enfim, se não foi o acidente ocasional da natureza qued derrubou as linhas, uma sabotagem dos inimigos da pátria também não pode ser descartada... enfim.

    Que texto estranho e inadequado a um site do porte da Â鶹ԼÅÄ. Parece coisa do PIG. Ixe!

  • 4. à²õ 02:18 PM em 15 nov 2009, Celso Paoliello Pimenta escreveu:

    Francamente, atribuir ao Presidente Lula um blecaute que deveria ter sido interrompido pela CESP em São Paulo antes que chegasse ao Sul do país e a Itaipu é uma canalhice que nem a oposição, a Veja, o Estadão, a Folha de SP e o Globo chegaram a atingir!

  • 5. à²õ 04:57 PM em 16 nov 2009, Rique r escreveu:

    O sistema brasileiro é relativamente novo e avançado. No mundo inexiste com essa complexidade e eficiência de interligação compensatória. Graças a abundância de energia gerada e sua rede de distribuição.Temos quase o dobro ,gerada, para as nossas necessidades atuais.
    As falhas regionais são de responsabilidade das concessionárias, que é o que está parecendo com o blecaute ocorrido na linha de São Paulo.
    Problema , que a blindagem de Serra é tão invulnerável quanto os sistemas sob seu governo:pontes,metrô e linhas de transmissão...

Â鶹ԼÅÄ iD

Â鶹ԼÅÄ navigation

Â鶹ԼÅÄ Â© 2014 A Â鶹ԼÅÄ não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.