鶹Լ

« Anterior | Principal | Próximo »

'Capitalismo selvagem'

Categorias dos posts:

Rogério Simões | 2007-11-29, 15:25

Mais Iraque: quem tiver interesse em saber mais sobre o projeto econômico estabelecido pelos Estados Unidos logo após a queda de Bagdá, um dos temas do livro de Rajiv Chandrasekaran, pode se debruçar sobre The Shock Doctrine (A Doutrina do Choque), de . O foco não é apenas o Iraque, mas como, segundo a autora, governos e corporações têm adotado políticas econômicas neo-liberais em várias situações de calamidade pública (como o furação Katrina e o tsunami na Ásia).

Klein, uma jornalista canadense que se tornou um ícone do movimento anti-globalização, e portanto tem uma visão bem particular sobre os temas que explora, já havia articulado muito bem a política econômica americana para o Iraque em um , em 2004, chamado Bagdá, Ano Zero. Segundo ela, a mesma estratégia de privatização em massa e favorecimento de grandes corporações tem aparecido nos quatro cantos do mundo. Klein aponta como o principal vilão dessa política o economista Milton Friedman, que não pode mais rebatê-la porque morreu no ano passado. Mas vários defensores do neo-liberalismo dirão que Klein está errada, exagera, ou as duas coisas. De qualquer forma, seu artigo na Harper's tornou-se um verdadeiro clássico nos últimos anos. Seu recente livro, como não poderia deixar de ser, põe ainda mais lenha na fogueira, nessa batalha ideológica da economia global.

dzԳáDzDeixe seu comentário

  • 1. à 06:37 PM em 29 nov 2007, Gustavo Lehmann escreveu:

    Mas qual seria a saída para as "crises" nesses países (uma guerra, um furacão e uma tsunami)?
    E eu nem levantei a questão que são países e governos completamente diferentes.

    Não acho que o "neo-liberalismo" tem de ser tachado como um "capitalismo selvagem". Você inchar o Estado com muitos encargos, poderes e responsabilidades é bem mais prejudicial do que uma livre concorrência entre diversas empresas (no caso do Iraque e do Katrina isso não ocorreu).

    Sem contar que a Naomi Klein e a Harper´s são o que os americanos chamam de "left-wingers", eles tem uma agenda voltada para a "esquerda festiva" ( festiva mesmo, existe outros escritores de "esquerda" pelo menos mais consistêntes, ou que tentam ser). Como se você abrir a Carta Capital; terá certeza que o Lula é um santo e o PT só faz coisas boas para o Brasil.

    A questão são os governantes.

  • 2. à 08:27 AM em 04 dez 2007, Alessandro Cavalcante escreveu:

    Todo o capitalismo é selvagem de alguma forma, para alguém ou para uma outra nação. Haverá sempre o explorador e o explorado. Ainda não inventaram um sistema politico/social que substitua o capitalis e/ou socialismo. Gostaria que algum gênio tivesse a brilhante idéia de cria-lo. O que acontece no Iraque já era previsto. O explorador sugando o explorado e pior - abandonando, porque o Iraque está abandonado e não vejo solução em medio prazo. Triste para um povo.

  • 3. à 11:35 AM em 14 dez 2007, suely bernardes escreveu:

    querido amigo,

    é muito importante estamos familiarizados com o que esta acontecendo no mundo.

    mas fica uma pergunta:até onde nos levará as querras no mundo?

  • 4. à 12:34 PM em 08 abr 2008, João Tarcisio de Almeida escreveu:

    Sobre cada pais inicialmente voces poderiam fazer uma caixa com os índices economicos como pib e outros poderiam retirar os daddos dos CIA factbook ou dos prórios dados da 鶹Լ, também poderia fazer um resumo histórico do pais como é feito no CIA factbook. Então teriamos uma idéia da importancia economica de cada pais. Também poderiam ser colocados principais produtos de importação exportação. A 鶹Լ com certeza dispoe destes dados. Poderia também colocar o mapa de localização do pais. Assim ficaria mais interessante e menos superficial.

鶹Լ iD

鶹Լ navigation

鶹Լ © 2014 A 鶹Լ não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.